quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO 9ºano

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
A língua é a linguagem que utiliza a palavra como sinal de comunicação. Portanto a língua é um aspecto de linguagem. Trata-se de um sistema de natureza gramatical, pertencente a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de regras para a combinação destes. É, portanto, uma instituição social de caráter abstrato, exterior aos indivíduos que a utilizam, que somente se caracteriza através da fala que é um ato individual de vontade e inteligência.
O caráter social da língua é facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo antes de nós nascermos. Cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. E, mesmo quando a pessoa deixa de existir, a língua, subsistirá independentemente de nós.
 A língua pertence a todos os membros de uma comunidade; por isso faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletividade. Linguagem é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Ao nosso redor podem-se observar vários tipos de linguagens, tais como, a linguagem dos surdos-mudos, dos sinais de trânsito, a linguagem que usamos,etc.
Além da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra (escrita, falada), existe linguagens não-verbais que são aquelas que utilizamos para atos de comunicação outros sinais que não são palavras, como a música, a dança, etc. Mais recentemente com o aparecimento da informática, surgiu também a linguagem digital, que permite armazenar e transmitir informações em meios eletrônicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário