PROJETO DE LEITURA
LEITURA, TEXTOS E AFINS
- JUSTIFICATIVA
A realidade atual vem afastando cada
vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos tecnológicos como: computadores,
videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo,
tem ocasionado pouco interesse pela leitura.
A
falta da prática de leitura é marcante na vida escolar do discente e ocasiona,
dificuldade de compreensão e interpretação, erros ortográficos, vocabulário
precário, reduzido e informal, poucas produções significativas, conhecimentos
restritos aos conteúdos escolares.
A
leitura se faz tão necessária nos bancos escolares, entretanto é fundamental que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito
para emancipação social e promoção da cidadania.
Por intermediário da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Ler é construir significado, ou seja, a leitura é um processo que envolve o
leitor numa relação de transmissão de conhecimento, formulação de questionamentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Sabemos que, o hábito de leitura dependem de outros elos no processo de
educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
Assim estimulando a leitura, faremos com que
nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que
acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
2.OBJETIVOS
- Despertar o prazer
da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Reconhecer a
importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
- Incentivar o gosto
pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas,
contação de historias.
- Desenvolver o senso
de observação, imaginação e criatividade.
- Ampliar o
repertório pessoal.
- Apropriar-se de diferentes tipos de textos que
circulam socialmente.
- Promover o
desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
3. METODOLOGIA
O projeto, Leitura,
Textos e Afins é desenvolvido uma vez por semana em duas aulas, com os alunos
do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental.
As atividades propostas, tendo a leitura como
fio condutor, devem levar o aluno ao domínio das estruturas da língua, condição
indispensável para o desenvolvimento das habilidades de comunicação que
possibilitam ao aluno o acesso aos diversos tipos de leitura na escola,
buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Os trabalhos são desenvolvidos em uma roda de
leitura a partir da seleção de textos de diversas esferas do contexto social
(jornais, revistas, bulas, gibis, receitas, bilhetes etc.) indicados pelo
professor e também escolhidas pelos próprios alunos. Ao final da leitura é
feito uma reflexão oralmente sobre o tema abordado.
Em seguida é feito um comentário sobre o
gênero, enfatizando sempre algumas ações de motivação sobre o gênero textual ao
qual o texto pertence, e quais as principais características desse gênero,
enfatizando sempre algumas ações de motivação sobre a importância da leitura,
para o desenvolvimento das habilidades comunicativas.
4. RECURSOS
Recursos humanos: participação ativa dos alunos.
Recursos materiais: textos diversos, livros,
revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
5. AVALIAÇÃO
Participação e
envolvimento dos alunos nas atividades;
Interação entre os
elementos do grupo;
Observação sobre o
comportamento do aluno em relação à leitura.
6. REFERENCIAS
COSSON, Rildo, Letramento Literária:
Teoria e Prática / Rildo Cosson. –São Paulo: Contexto, 2009.
FREIRE, P. A importância do ato de ler.
41° Ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução
à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula:
prática da leitura de textos na escola. 2ª Ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
SOLÉ, Isabel, Estratégias de leitura.
Porto Alegre: Artmed, 1998. 6ª Ed.
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