quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PROJETO DE LEITURA

PROJETO DE LEITURA
LEITURA, TEXTOS E AFINS

  1. JUSTIFICATIVA
A realidade atual vem  afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos tecnológicos como: computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura.
 A falta da prática de leitura é marcante na vida escolar do discente e ocasiona, dificuldade de compreensão e interpretação, erros ortográficos, vocabulário precário, reduzido e informal, poucas produções significativas, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
 A leitura se faz tão necessária  nos bancos escolares, entretanto é fundamental  que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
 Por intermediário da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Ler é construir significado, ou seja, a leitura é um processo que envolve o leitor numa relação de transmissão de conhecimento, formulação de questionamentos significativos de seu processo de aprendizagem.
  Sabemos que, o hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
 Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
 2.OBJETIVOS
  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Reconhecer a importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e  também como fonte de prazer.
  • Incentivar o gosto pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas, contação de historias.
  • Desenvolver o senso de observação, imaginação e criatividade.
  • Ampliar o repertório pessoal.
  • Apropriar-se  de diferentes tipos de textos que circulam socialmente.
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

3. METODOLOGIA
O projeto, Leitura, Textos e Afins é desenvolvido uma vez por semana em duas aulas, com os alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental.
  As atividades propostas, tendo a leitura como fio condutor, devem levar o aluno ao domínio das estruturas da língua, condição indispensável para o desenvolvimento das habilidades de comunicação que possibilitam ao aluno o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
 Os trabalhos são desenvolvidos em uma roda de leitura a partir da seleção de textos de diversas esferas do contexto social (jornais, revistas, bulas, gibis, receitas, bilhetes etc.) indicados pelo professor e também escolhidas pelos próprios alunos. Ao final da leitura é feito uma reflexão oralmente sobre o tema abordado.
 Em seguida é feito um comentário sobre o gênero, enfatizando sempre algumas ações de motivação sobre o gênero textual ao qual o texto pertence, e quais as principais características desse gênero, enfatizando sempre algumas ações de motivação sobre a importância da leitura, para o desenvolvimento das habilidades comunicativas.


4. RECURSOS
Recursos humanos: participação ativa dos alunos.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

5. AVALIAÇÃO
Participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
Interação entre os elementos do grupo;
Observação sobre o comportamento do aluno em relação à leitura.


6. REFERENCIAS
COSSON, Rildo, Letramento Literária: Teoria e Prática / Rildo Cosson. –São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41° Ed, São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2ª Ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

SOLÉ, Isabel, Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. 6ª Ed.


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