Atividade
Bimestral
Leia
o texto para responder as questões abaixo:
O
Toco de Lápis
Lá,
num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um
era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era
triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser
apontado.
O
grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
–
Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
–
Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
–
Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas
orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O
toquinho de lápis suspirou:
–
É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o
apontador...
O
lápis novo continuou com a gozação:
–
Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu
lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
–
Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma
poesia?
–
Poesia? Que negócio é esse?
–
Sabe o que é uma carta de amor?
–
Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
–
Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim
fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever
durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição,
teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito
tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você,
lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O
grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Pedro Bandeira
1) Leia a frase : “Sua ponta era rombuda, dela só restava um
toco” Esta frase quer dizer que o lápis
era:
a) ( ) fino b) ( )
pequeno
c) ( ) grande
2) Os dois lápis estavam:
a) ( ) no estojo b) ( ) na gaveta c)
( ) na mochila
3) De acordo com o
texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
a) ( ) lápis sem ponta b) ( )lápis pequeno c) ( ) lápis novo
4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o
apontador.” A expressão em destaque quer dizer que:
a) ( ) brigar com o apontador b) (
) quebrar o apontador
c) ( ) ser apontado várias
vezes
5) Leia a frase:“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra sublinhada pode ser
substituída por:
a) ( ) elogio b) (
) zombaria c) ( )diálogo
6) Leia o trecho onde
o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de
inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!” O lápis novo, revela uma atitude:
a) ( ) simpática b) (
) delicada c) (
)arrogante
7) Leia o trecho: “ Se assim fiquei, foi porque muito
vivi.” O personagem do texto retratado nesta frase é:
a) ( ) O lápis novo e bonito. b)
( ) O lápis de pouco uso. c)
( ) O lápis velho e gasto de
tanto escrever.
8) Leia o trecho:
“Você ficou louco toquinho de lápis?” No texto, a frase acima indica:
a) ( ) perder a consciência. b) ( )
ficar nervoso c)
( )
ficar contente
9) O toquinho de lápis, revelou uma condição
de:
a) ( ) tristeza b) ( )
insatisfação c)
( ) alegria e experiência
10) Por que o lápis
grandão, novinho em folha ficou com
vergonha?
a) ( ) Porque foi desmascarado b) (
) Porque era grandão demais c) ( )
Porque percebeu que nada aprendeu.
11) O texto que você
acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo
define essa mensagem?
a) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais
velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do
conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais
novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
12) Qual é o melhor
sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes
ou lápis que nunca foi utilizado?
a) ( ) Lapis com a ponta fina. b) ( ) Lápis que nunca foi utilizado. c) ( ) Lápis que já foi utilizado.
13) Releia o trecho
do texto: “_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até
cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!” O que
representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) ( ) A expressão representa o som de uma risada.
No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) ( ) A expressão
representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis
velho.
c) ( ) A expressão representa o som de uma risada.
No caso, representa a gozação do lápis novo.
14) Observe novamente
o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e
gasto também.” As palavras destacadas
nesse trecho são:
a) ( ) Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) ( ) Adjetivos,
pois expressam características de um ser.
c) ( ) Artigos, pois
acompanham os substantivos.
Dê a sua opinão:
15) Você concorda com a forma do lápis novo
tratar o mais velho? Por quê?
16) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja
dele. Será que ele tem razão? Por quê?
17) No início do diálogo, o lápis
novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que
não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você
já viu um caso parecido com este? Justifique.
18) É verdade que o lápis mais
velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito
pelos mais velhos? Justifique.
19) Em sua casa, há pessoas
idosas? Quantas?
20) Qual o seu relacionamento com
as pessoas mais velhas ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário