terça-feira, 30 de setembro de 2014

O Toco de Lápis

Atividade Bimestral
Leia o texto para responder as questões abaixo:
O Toco de Lápis
Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
 Pedro Bandeira

 1) Leia a frase :  “Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco” Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) (  )   fino                                  b) (  )  pequeno                                   c) (  )  grande

2)  Os dois lápis estavam:
 a) (   ) no estojo                  b) (   ) na gaveta                                        c) (   ) na mochila

3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
 a) (  ) lápis sem ponta               b) (  )lápis pequeno                               c) (  ) lápis novo

4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.” A expressão em destaque quer dizer que:
   a) (  ) brigar com o apontador        b) (     ) quebrar o apontador            c) (     ) ser apontado várias vezes

 5) Leia a frase:“O lápis novo continuou a gozação.A palavra sublinhada  pode ser substituída por:
   a) (    ) elogio      b) (     ) zombaria          c) (   )diálogo

6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”  O lápis novo, revela uma atitude:
a)  (   ) simpática         b) (   ) delicada       c)  (   )arrogante

  7) Leia o trecho:  “ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.” O personagem do texto retratado nesta frase é:
a)  (   ) O lápis novo e bonito.           b)  (   )  O lápis de pouco uso.           c)  (   ) O lápis velho e gasto de tanto escrever.

8) Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho de lápis?” No texto, a frase acima indica:
a) (   )   perder a consciência.              b) (   )    ficar nervoso                c) (   )   ficar contente

 9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a)  (   ) tristeza                   b)  (   ) insatisfação                         c) (   ) alegria e experiência

10) Por que o lápis grandão, novinho em folha  ficou com vergonha?
a)  (   ) Porque foi desmascarado     b) (   ) Porque era grandão demais     c)  (   ) Porque percebeu que nada aprendeu.

11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) ( ) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir o exemplos deles.
c) ( ) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.

12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) (   ) Lapis com a ponta fina.   b) (   ) Lápis que nunca foi utilizado.   c) (   ) Lápis que já foi utilizado.

13) Releia o trecho do texto: “_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”   O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) (   ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) (   ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) (   ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.

14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.”  As palavras destacadas nesse trecho são:
a) (   )  Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) (   ) Adjetivos, pois expressam características de um ser.
c) (   ) Artigos, pois acompanham os substantivos.
      Dê a sua opinão: 

15)  Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?

16) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por quê?

17) No início do diálogo, o lápis novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já viu um caso parecido com este? Justifique.

18) É verdade que o lápis mais velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais velhos? Justifique.

19) Em sua casa, há pessoas idosas? Quantas?

20) Qual o seu relacionamento com as pessoas mais velhas ?






Nenhum comentário:

Postar um comentário