segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como preparar um seminário

       
                                              Como preparar um seminário 
  • 1º passo: definir o tema;

  • 2º passo: selecionar a bibliografia; 

  • 3º passo: definir as tarefas do grupo;

  • 4º passo: organizar o conteúdo;

  • 5º Passo: Apresentação;
Seminário: Conceito e finalidades
Antes de mais nada, faz-se necessário apontar o conceito de seminário:    •“Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate(...)”(LAKATOS, 1992, p.29). Portanto, a pesquisa, especialmente a bibliográfica, é o primeiro passo, requisito indispensável na elaboração do Seminário.
       •A pesquisa leva à discussão do material pesquisado, mas, para que os objetivos sejam alcançados, não se pode dispensar o debate.

SUAS FINALIDADES GERAIS SÃO:
•Aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto;
•Desenvolver a capacidade de pesquisa, através do raciocínio, da reflexão, de forma clara e objetiva;
•Ensinar pesquisando;
•Levar a assumir atitude de honestidade e responsabilidade  nos trabalhos efetuados;
Dominar a metodologia científica geral;

CRITÉRIOS PARA A APRESENTAÇÃO 
A apresentação  deverá ser cronometrada, para que o seminário seja bem apresentado e não ultrapasse o tempo disponível.
Todos os membros do grupo devem participar da exposição oral.
Cada componente continuará a exposição do ponto em que seu antecedente terminou,para que a apresentação do trabalho não seja fragmentada.
Aspectos do conteúdo:
Domínio do assunto (por todos  do grupo);
Clareza nos conceitos expostos;
Encadeamento das partes (sequência discursiva);
Adequação da extensão do relato ao tempo disponível;
Após a apresentação, todos os membros devem participar do debate,  respondendo a questões levantadas sobre o assunto.

POSTURA
Autocontrole;
Boa dicção (entonação, timbre, altura);
Vocabulário simples e adequado;
Postura correta;
Clareza e domínio sobre o assunto;
Empatia com a classe;
AVALIAÇÃO
      Todos os alunos receberão  um roteiro do seminário, através do qual acompanharão a exposição oral, para ao final participarem do   debate, fazendo perguntas,  apresentando sugestões, promovendo a reflexão sobre assunto exposto.

Ficha de avaliação do seminário:
Plano do conteúdo
v  O grupo demonstrou domínio do assunto e conseguiram transmitir bem o conteúdo?
v  O assunto foi apresentado de forma lógica, ordenada, dividido em tópicos?
v  Houve domínio do assunto por todos do grupo?
v  Houve atenção e participação da classe?

Aspectos exteriores

v Os expositores demonstraram autocontrole?
v A apresentação foi feita com boa dicção,entonação e altura de voz adequada?
v O vocabulário empregado foi simples e correto?
v Os expositores adotaram postura adequada?
v As ilustrações (cartazes, slides, etc.) foram apresentadas corretamente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário